• YouTube
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 by Ale Pacini -  InSpace LLC.

Proudly created with Wix.com

Sobre ale pacini

Sou a física que diz o que pensa aqui.

 

Fiz Física no Mackenzie (SP), mestrado e doutorado em Geofísica Espacial no INPE (que é a NASA brasileira e fica em SJCampos-SP). Depois fiz um segundo doutorado, em Física Espacial, na Universidade de Oulu, na Finlândia. 

 

Sou também professora, com todo o amor do mundo. Durante 10 anos, dei aulas para colegial, faculdade e pós-graduação. Desde que me mudei para os Estados Unidos, no final de 2015, parei de dar aulas e para não morrer de saudades dos meus alunos  e do Brasil, escrevo livros sobre ciências espaciais para crianças  (especialmente para as meninas, já que as mulheres ainda são minoria nessa área) e publico textos e vídeos em português nesse espaço aqui. 

Tenho 37 anos, sou casada, mãe de 2 crianças e me preocupo com o futuro que estamos construindo para nossos pequenos. Acredito que a ciência seja a mais importante vela que pode iluminar nosso caminho nesses tempos sombrios. Quero contribuir abrindo esse espaço para que diferentes tópicos (científicos ou pessoais) sejam abordados.

 

O que a física diz aqui não representa nenhuma instituição pela qual passei ou na qual eu trabalho. Tudo aqui será o reflexo das história que vivi e das milhares de oportunidades que tive de me expor ao diferente, ao desconfortável, ao desconhecido, ao outro.

Muitas dessas oportunidades me foram integralmente oferecidas pela vida como herança de todo o esforço dos meus pais, avós e familiares (imigrantes!), por isso me sinto no dever moral de me posicionar a favor daqueles que não tiveram as mesmas oportunidades do que eu, e contrária a discursos de intolerância.

 

Serei sempre a favor da educação para todos, do estado laico, da democracia, da transparência, do debate, da ciência, da igualdade, da honestidade, da real amizade.

Espero que este espaço promova uma troca construtiva de ideias!

Sobre minhas pesquisas

Você pode dar uma olhada em alguns dos meus artigos científicos clicando aqui