top of page

Sobre infância e ciência



Eu sou essa menininha aí da foto, que sorria em 1990 enquanto tentava não piscar. 🤣 Aquela menininha do cabelo de tigela não imaginava que viraria cientista, faria dois doutorados, viajaria o mundo e pesquisaria a Física do Espaço. Ela já curtia olhar para as estrelas e imaginar a imensidão do Espaço, mas ela não sabia que o céu escondia tantos fenômenos lindos e curiosos que ela amaria estudar! 


Estudar... Isso aquela menininha bravinha já sabia que gostava. Ela encarava com toda a responsabilidade do mundo as lições de casa que as professoras passavam e adorava decorar a tabuada. Mesmo assim, mamãe tinha que ficar de olho, pois como qualquer outra menininha, ela sempre preferia assistir ao desenho da tv do que fazer seu dever e aprender a lição.


Aprender... Ela sempre se orgulhava de ter aprendido algo novo e amava escutar papai falando sobre os mais diferentes assuntos que estavam nos livros de sua estante. Mas, às vezes, ela preferia ir brincar de taco com os amigos do prédio do que tentar montar um telescópio.


Eu era uma garotinha normal, como qualquer outra, afinal! Hoje eu olho pra essa foto e vejo que lá em 1990 eu já estava construindo um amor pela ciência, sem perceber. Eu estava criando uma paixão por descobrir as coisas lindas que ocorrem na natureza e desenvolvendo meu jeito pessoal de entender algo novo. 


TODA CRIANÇA NASCE CIENTISTA! Basta apenas a gente, enquanto cuidador(a), professor(a), profissional, gente grande, continuar regando a curiosidade de nossos pequenos e mostrando pra eles que não é pq alguém ainda não conseguiu fazer algo que é impossível. Não é pq a gente não sabe a resposta que a pergunta não tem valor.


Pq sim não é resposta para as perguntas malucas de nossas crianças. Se não souberem  o que dizer, convidem a criança a pesquisar e descobrir junto com vc. Fazer ciência é investigar a natureza! Deixem que nossas crianças sejam detetives do universo!

22 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page